8 Motivos para contratar um arquiteto

Na hora de construir ou reformar podem surgir algumas dúvidas sobre como agir. Para te ajudar, o CAU/BA selecionou 8 motivos para você contratar um Arquiteto.

  1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.
  2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.
  3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.
  4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.
  5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.
  6. O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.
  7. Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.
  8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

RRT – Registro de Responsabilidade Técnica: Sua importância para o arquiteto urbanista e contratante

Em 31 de dezembro de 2010, a Lei Federal No 12.378 criou o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, responsável a partir de então pela fiscalização do exercício profissional de Arquitetos e Urbanistas, bem como do conjunto de obras e serviços profissionais por eles realizados. Entre as diversas normas e documentos que regulamentam a profissão, destacamos a importância do RRT – Registro de Responsabilidade Técnica.

Ao registrar um serviço por meio do RRT, o profissional comprova a existência de um contrato, garante o direito autoral, define limites de responsabilidade técnica pela execução da obra e ainda compõe acervo para e emissão da CAT, que é a Certificação do Acervo Técnico.

Com a garantia formal de que o serviço prestado está devidamente registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o contratante tem a garantia de que o profissional está legalmente habilitado para exercer a profissão de Arquiteto e Urbanista.

Modalidades de RRTs:

  • RRT Simples;
  • RRT de Cargo e Função;
  • RRT Derivado;
  • RRT Mínimo;
  • RRT Múltiplo Mensal;
  • RRT Retificador;
  • RRT Extemporâneo.

O Arquiteto e Sua Importância

O planejamento da obra começa com a escolha do terreno. O arquiteto pode auxiliar desde essa etapa: verificar necessidae de aterro, inclinação, tipo de solo, irão interferir tanto na arquitetura como nos custos da obra. Paisagem, visuais, orientação solar direcionam um bom projeto e satisfação do cliente com uma obra arejada, com aproveitamento das melhores visuais.

Além de cumprir o plano diretor o arquiteto irá dimensionar da melhor forma Custo x Beneficio x Desejo para um melhor aproveitamento do terreno e construção.

Por isso a importância de contratar um arquiteto. Não é luxo nem gasto desnecessário e sim economia. Com um bom projeto arquitetônico e complementares como o cálculo estrutural e o acompanhamento da obra.

Imagina o gasto que este empresário teve pensando em “economizar” com os projetos e profissionais habilitados e entregar a um pedreiro a responsabilidade de uma construção de 3 pisos. Não é a toa que sumiram apos ruir….

http://www.projetistas.com.br/dicas_tecnicas/profissionais/casa_caiu/casa_caiu.html