Projeto finalizado. Como preparar o terreno?

bom-inicio
Como preparar o Terreno?

Primeira etapa após o projeto é identificar a situação do solo do terreno a construir.

Ao pensar em construir uma casa é importante avaliar a sua base. O inicio é primordial para uma boa construção ocorrer com sucesso.  Solos encharcados apresentam zero resistência,  que pode ser verificada através de uma sondagem. Esta definirá o que deve ser feito com o solo e definindo o melhor tipo de fundação a ser executada.

A sondagem

equivale a menos de 0,5% do custo total da obra, mas é de extrema importância para a segurança de todo o restante da construção da casa. É nesta fase que se avalia a que profundidade é encontrado solo firme, permitindo assim a estruturação da fundação. Já na inexistência de solo firme a opção de estacas pré moldadas ou outras alternativas, que acabam sendo muito onerosas e até mesmo perigosa devido as trepidações e movimentações naturais do solo.  Nestes casos recorre-se a troca de solo, ou seja,  a retirada de uma camada podre e inserção de um rachão, que visa aumentar a resistência do solo, suportando assim o peso da casa.

Não realizar este tipo de estudo, pode ocasionar o tombamento da casa, o surgimento de trincas, fissuras e rachaduras. Resultando o afundamento da casa em determinados pontos devido ao solo não suportar o seu peso. Com uma fundação realizada sob uma troca de solo, usualmente se realiza um radier. Funciona como um barco que “dança conforme a música”, a música no caso que é o solo encharcado, assim pode até futuramente ceder mas a casa ficará íntegra, sem se danificar.

sondagem
Relatório de sondagem
A sondagem

mostra neste caso que o solo apresenta alguma resistência a 8 mts de profundidade.

Com projeto arquitetônico definido é de fundamental importância que o profissional escolhido lhe oriente a realizar a sondagem e calculo estrutural para definir o que será feito no solo.

somente aterrar não aumenta a resistência , continua sem  conseguir aguantar o peso de uma construção. Somente o aterro comum não resolve.

Terreno aterrado há anos, resultado da sondagem: o solo apresenta alguma resistência a 3mts de profundidade.

terreno
Preparo do terreno

Antes de mexer no terreno, contrate um profissional para consultar a melhor opção. Antes de mexer em seu terreno converse com a Impacto Arquitetura 

arquiteta
Arquiteta Clarissa Madruga Custódio

Clarissa Madruga Custódio- Arquiteta Especialista em Gerenciamento da Construção Civil